Aqui na UFABC você começa pesquisando desde o primeiro dia!

ago

Você sabia que durante os anos 2010 e 2011 a UFABC foi a única universidade brasileira com fator de impacto médio em publicações científicas acima da média mundial segundo a SCImago Institutions Rankings?

A UFABC é a única universidade federal do Brasil a possuir em seu quadro docente 100% de professores doutores, tal condição logo refletiu no forte caráter de pesquisa que a faculdade possui.

Desde os primeiros contatos com a universidade, nossos alunos são encorajados a participarem do programa PDPD (Pesquisando desde o primeiro dia) onde alunos do primeiro ano da graduação podem participar de projetos de iniciação científica de caráter multidisciplinar, financiados pela própria universidade e orientados pelos professores que o próprio aluno escolhe, baseando-se em suas afinidades pela área e linha de pesquisa.

Com o PDPD você vai:

• Usar toda a sua criatividade desenvolvendo uma nova pesquisa científica;
  • Criar hábitos de pequisa científica, iniciando-se na mesma, e ampliando a perspectiva de continuidade da graduação;
  • Conhecer projetos de pesquisa nos diferentes campos do saber;
  • Participar de grupos de trabalho liderados por pesquisadores vinculados à UFABC;
  • Receber uma bolsa que te auxiliará em sua investida nesse novo mundo.

O PDPD é um importante recurso na formação acadêmica do aluno, pois acelera o processo de formação de jovens pesquisadores introduzindo-os à prática da pesquisa científica desde o primeiro dia. Além de proporcionar contato com a metodologia científica e incitar o conhecimento em vários campos do saber. Além do PDPD os alunos dos demais anos da graduação podem participar a qualquer momento de programas de iniciação científica.

Alguns números sobre o PDPD:

Publicação docente PDPD
Publicação por área PDPD