O modelo de ensino UFABC: Interdisciplinar e quadrimestral

A Universidade Federal do ABC empenha-se em construir um novo modelo de ensino. Um Modelo Livre, como assim encontramos em seu projeto pedagógico. Sua responsabilidade está em permitir que os estudantes sejam os verdadeiros autores de suas trajetórias acadêmicas, optando, inclusive, pelo seu tipo de formação somente após o ingresso.

“A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia – elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.”

Campus Santo André UFABC
Campus Santo André – UFABC

A universidade, na busca da promoção do conhecimento racional primário, e do direcionamento dos universitários, aplica uma grade de disciplinas de diferentes áreas (interdisciplinaridade), formando nos alunos e alunas senso crítico criado a partir de diversas perspectivas. Dessa forma, também permite que para a escolha da carreira, haja maior convicção e prévio conhecimento.

O ano letivo divide-se em três quadrimestres, nos quais cada disciplina desenvolve seu programa de conteúdo. E, para que cada universitário adeque seu período letivo de maneira a aproveitar ao máximo cada disciplina, antes dos quadrimestres terem início, os alunos e alunas escolhem as matérias que cursarão naquele período.

Após concluírem o número requerido (para conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares) de créditos (horas de aula por semana), os alunos e/ou alunas obtém o diploma de Bacharel em Ciência e Tecnologia ou em Ciência e Humanidades, se habilitando a prosseguir os estudos rumo aos Cursos de Formação Específica. E, para quem desejar dedicar-se às atividades acadêmicas, outra possibilidade é o ingresso em estudos de Pós-Graduação.

Saiba mais sobre a UFABC! Visite o UFABC para todos! 🙂