Qual o papel da internacionalização na UFABC?

Posted in Principal / Posted By: NTI

Em 2018, foi a aprovado o Plano Institucional de Internacionalização 2018-2023, que institui parâmetros para o processo de internacionalização da Universidade em seus três âmbitos: ensino, pesquisa e extensão. Este processo é fomentado por nove objetivos específicos:

1. Transformar a UFABC em referência internacional;

2. Aumentar o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão em colaboração internacional;

3. Ampliar a relevância na produção científica internacional;

4. Qualificar internacionalmente docentes, técnicos administrativos;

5. Incrementar programas de mobilidade internacional;

6. Atrair alunos, docentes e pesquisadores estrangeiros;

7. Incentivar o estabelecimento de acordos de dupla diplomação;

8. Internacionalizar o currículo;

9. Capacitar os brasileiros nos idiomas estrangeiros, principalmente em inglês, e os estrangeiros no idioma português.

A Universidade conta com uma Assessoria de Relações Internacionais (ARI), cuja atuação baseia-se no desenvolvimento dos objetivos citados a fim de garantir que a internacionalização se institua como um pilar de excelência e reconhecimento tanto para a UFABC quanto para a comunidade externa.

Como resultados, a UFABC já firmou mais de 50 acordos bilaterais, possui mais de 1500 alunos, entre recebidos e enviados, contemplados com ações de mobilidade nacional ou internacional, e já recebeu mais de 200 visitas estrangeiras. Além disso, nossa Universidade possui posição de destaque em diversos rankings internacionais, como o do Times Higher Education e o Ranking QS Latin America: https://ri.ufabc.edu.br/institucional/rankings.